Seduce

Pesquisa Reforma Educacional e a gestão da escola pública no sistema estadual de ensino de Goiás

Por Luis Gustavo. Em 22/10/13 08:07.

Esta pesquisa pretende analisar questões referentes aos temas reforma educacional e gestão escolar, visando apreender o movimento e as contradições inerentes à implementação, na gestão da escola pública estadual, de políticas públicas articuladas à um processo de reforma da educação constituída pela introdução de princípios da nova gestão pública, da reconfiguração dos procedimentos de avaliação e da reestruturação curricular.

Para identificar com maior precisão o objeto da pesquisa, a investigação tem como base a análise dos seguintes documentos oficiais: o Programa Pacto pela Educação, o Programa Reconhecer, as diretrizes avaliativas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e o Currículo-Referência. Esses documentos foram elaborados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (Seduce) destinados a regulamentar a gestão do sistema, a avaliação e o currículo implementados nas escolas públicas estaduais. Em relação aos aspectos metodológicos a pesquisa realizará análise documental e questionários com diretores de escolas pertencentes ao sistema estadual de ensino de Goiás. A amostra dos questionários aplicados com os diretores contempla 90 escolas da CRECE – Goiânia.

Coordenador da Pesquisa - Profº Luís Gustavo A. Silva