Curso de extensão Métodos e Procedimentos no estudo de Políticas e Gestão da Educação

CURSO DE EXTENSÃO: Métodos e procedimentos no estudo de políticas e gestão da educação

CARGA HORÁRIA: 20h

PROFESSORES: João Ferreira de Oliveira

                             Luís Gustavo A. da Silva

                             Denise Araújo

 Datas dos encontros (2022 e 2023) - Horário: 14h - Hibridos:

PROGRAMA DE ESTUDOS  (por encontro)

Encontro 1: 22/12/2022

ORTIZ, Renato. Taquigrafando o social. In: Ciências Sociais e trabalho intelectual. Campinas: Olhos D`água, 2002. https://pt.scribd.com/document/399120331/Ortiz-Renato-Taquigrafando-o-Social-Colorido

Encontro 2: 12/01/2023

SILVA, Hedgard Rodrigues; HERMIDA, Jorge Fernando. Os métodos de investigação e exposição em marx e a pesquisa no campo educacional. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 3, p. 177-195, dez. 2021. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45404

Encontro 3: 26/01/2023

OLIVEIRA, João F.; PESSOA, Jadir de Morais. O método em Bourdieu.  In: PESSOA, Jadir de Morais; OLIVEIRA, João F. (Orgs.). Pesquisar com Bourdieu. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, p.15-30. (Capitulo de livro)

Encontro 4: 09/02/2023

DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, M. C.; CARVALHO, M. C. (Org.). Tendências e perspectivas da avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 1999. p. 13-42. https://marialuizalevi.files.wordpress.com/2015/05/draibe-arretche.pdf

Encontro 5: 23/02/2023

KRAWCZYK, Nora. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais. N° 12 | Julho-Dez. de 2012 | PP. 03–11. http://www.jpe.ufpr.br/n12_1.pdf

Encontro 6: 27/04/2023

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a analise de politicas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/abstract/?lang=pt

RAEDER,S. (2014). Ciclo de políticas: uma abordagem integradora dos modelos para análise de políticas públicas. Perspectivas em Políticas Públicas | Belo Horizonte | Vol. VII | Nº 13 | P. 121-146 | jan/jun 2014. https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/856

Encontro 7: 11/05/2023

CARVALHO, Luís Miguel. Estudos analíticos sobre políticas educativas: um ensaio a partir da investigação doutoral realizada em Portugal (2000-2012). Revisão & Síntese • Educ. Soc. 36 (133) • Oct-Dec 2015. https://www.scielo.br/j/es/a/Yxs66Y6q6TBgQJqz67QRYRq/?lang=pt  

CARVALHO, Luís Miguel. As políticas públicas de educação sob o prisma da ação pública: esboço de uma perspectiva de análise e inventário de estudos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 314-333, maio/ago. 2015. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/carvalho.pdf

Encontro 8: 25/05/2023

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A pesquisa em política e gestão da educação no Brasil (1998-2015): Atualizando o estado do conhecimento. Educ. Soc., Campinas, v. 40, e0207654, 2019. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100500

SANTOS, Priscila Kohls Santos; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica – ISSN 2238-9210 - V. 33 – Maio/Ago. 2021.

Encontro 9: 08/06/2023

KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: Subsídios para uma leitura crítica. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 60, dezembro/97. https://www.scielo.br/j/es/a/pW5Psf8rbv9fvxPNbR3LF9K/abstract/?lang=pt  

Encontro 10: 29/06/2023

Avaliação do curso