Apresentação

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura – Nedesc - organizou-se em 1995 a partir da área de Ciências Sociais e Educação da Universidade Federal de Goiás. Com a reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, o Núcleo também foi reformulado com o objetivo de se tornar um espaço de articulação e de produção do conhecimento em educação, integrando professores, pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação. Nesse sentido, a constituição do Nedesc revela um esforço institucional da FE/UFG de buscar a integração entre as atividades de ensino e pesquisa nos diferentes níveis em que esta unidade de ensino atua.

O Nedesc tem por eixo central a análise do Estado, particularmente, a formulação das políticas educacionais, os impactos e as transformações decorrentes de suas ações. Destaca-se a análise dos elementos constitutivos, dos processos intervencionistas e dos desdobramentos políticos das ações formuladas pelo Estado. Dentre as temáticas centrais do Núcleo encontra-se: Estado, Educação e Políticas Públicas; História das Instituições Educacionais, Culturais e Científicas; Políticas Educacionais: Formação de Professores, Educação Básica, Educação Superior e Gestão Educacional.

O Nedesc atende aos alunos de pós-graduação e outros estudiosos da área educacional por intermédio do acesso a documentação existente no acervo e da realização sistemática de reuniões, encontros e seminários em que são apresentados projetos, textos, capítulos de teses e dissertações de professores e alunos vinculados ao Núcleo e a linha de pesquisa Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.